OPERAÇÃO DECLARA GRÃOS

A receita federal divulgou no dia 19/11, pela manhã uma operação que combate à sonegação fiscal de produtores rurais do norte do estado.


A operação chamada de Declara Grãos, foi conhecida ontem em passo fundo e é resultado de um cruzamento de dados que a Receita Federal fez levando em conta anos de 2015 a 2018, em 108 municípios do norte do Rio Grande do Sul. Nela foi constatado que mais de quatro mil produtores rurais deixaram de declarar mais de 4 milhões de reais.


Cartas estão sendo enviadas para 600 produtores nesta primeira faze, mas todos os outros que receberam entre 100 e 140 mil reais por ano, devem fazer esta declaração.


O auditor fiscal Claudio Morello fala que um dos motivos que podem ter ocasionado esse grande número de devedores é o próprio desconhecimento das particularidades fiscais e a falta de verificação se está obrigado a entrega da declaração ou não.


A fase seguinte vai ser com aberturas de procedimento fiscais, onde o contribuinte perde a espontaneidade e com isso deixa de ter a possibilidade de pagar o seu importo com multa máxima de vinte por cento, a partir daí a multa já passa a ser no mínimo de setenta e cinco por cento podendo chegar a cento e cinquenta por cento sobre o imposto devido caso se apure que exista fraude nesta situação.


Segundo a receita federal a cidade mais devedora da região é Marau, onde cerca de 300 contribuintes podem ter deixado de fazer a declaração, seguida pelas cidades de Ibiraiaras, Erechim e Passo Fundo.


Esta é uma operação que vai se desenrolar por todo ano de 2020 e é muito importante que quem ficou com alguma dúvida entre em contato om a Receita Federal para que esclareça qualquer uma destas situações e evite de pagar multas.

Fonte: RBS TV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *